terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esse é meu ano sabático!

"O trabalho agradável é o remédio da canseira"
( William Shakespeare )



Um, a cada seis anos, a terra fica sem cultivo para então iniciar um novo ciclo de fertilidade. Mesmo sem saber que os judeus chamam este cíclo de "sabático", os agricultores já tem essa prática. Sabático vem do hebraico shabbath (sábado), e significa repouso. É o dia de recolhimento semanal dos judeus.E hoje, esta prática já está comum nos Estados Unidos e na Europa. Depois de um longo período de trabalho, a pessoa se dá o direito de parar tudo o que está fazendo para ter um momento íntimo. Um ano dedicado a sí mesmo. Tem gente que viaja, vai fazer um intercâmbio, mochilão ou um curso no país de origem, aprender uma nova profissão, especializar-se ou simplesmente descansar.

Estou no meu ano sabático. E estou publicando aqui, para ninguém mais vir me perguntar porque estou me dando o direito de ter "apenas" um emprego (tem gente que não tem nenhum e ainda quer que eu tenha vários). Hoje estou passando minhas tardes fazendo artesanato e assistindo séries. Comecei a trabalhar com 18 anos e nunca tive um só mês de férias. Sempre estive me revesando em vários empregos. Não estou reclamando. Posso dizer que foi muito gratificante para meu crescimento pessoal e profissional. Trabalhei pra burro, para conquistar carro, apartamento, festa de casamento e espaço no mercado. Foi ótimo e se não tivesse me esforçando tanto, hoje não estaria feliz profissionalmente, afinal, existe uma escada a escalar e posso dizer que já alcei alguns degraus.

Agora preciso de um ano, um só aninho para descansar. Pensar. Quero me curtir e fazer planos, para então, voltar com toda força para colocar novos projetos em andamento. Todo mundo precisa desta pausa, para não surtar. A ausência do ano sabático na vida de uma pessoa pode ter como resultado doenças mentais e físicas e eu decidi não adoecer. Decidi por ter uma vida saudável e feliz. Nem que para isso tenha que deixar meu marido trabalhar um pouco mais que eu (ele também terá o ano sabático dele, só não pode ser junto ao meu) e adie por mais um pouco a compra do carro zero.

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Adorei! Nem sabia nada sobre sabático! 'As vezes tenho semana ou dia sabático. Um ano ainda não tive. Quem sabe... Mas quem escreveu este post? Assinem, pra gente curtir mais ainda os depoimentos dessas mulheres cabeça!!! Bjo!!!

Francielle Felipe disse...

Amiga, eu acho que você não precisava nem ter que explicar uma coisa dessas! Afinal, você é uma Diva.
Você merece um ano sabático de muito amor, auto-conhecimento e descanso.
Excelente escolha: ser feliz!
Beijão